RSS

Cólera no Haiti (e aqui?) – Artigo publicado no Dez Minutos

16 maio

Na semana passada, recebi com muita tristeza a notícia de que começara uma epidemia de Cólera no Haiti. Um belo país, que foi terrivelmente atingido por um terremoto no início do ano, quando morreram mais de 300 mil pessoas e que luta para se soerguer.

Em fevereiro de 1991, assistia ao Jornal Nacional matéria sobre o início da epidemia de Cólera no Peru. Estávamos nos feriados de carnaval daquele ano e eu era o único médico da antiga Inspetoria de Saúde dos Portos, Aeroportos e Fronteiras – ISPAF, que estava em Manaus. A notícia causou imediato “estado de pânico” em toda a equipe – o Inspetor Sanitário Ilídio e eu.

Datilografei um panfleto de orientações para distribuir aos passageiros do vôo Varig que fazia a rota Lima-Manaus e chegava sempre aos sábados. Fomos para o aeroporto no “fusca” da repartição e fizemos as cópias à custa da companhia aérea, que demorou a entender a importância do fato. Passageiros e tripulantes acalmados, após a informação dos riscos desembarcaram e seguiram seus caminhos com o compromisso legal de informar quaisquer alterações, como vômitos e/ou diarréia, dentre outros.

Essa foi a primeira ação de combate à cólera no Brasil, naquela epidemia, e que depois foi ampliada pelo trabalho de centenas de técnicos que se doaram de forma heróica àquela batalha sanitária, vencida anos depois.

Trago esse tema para que estejamos atentos ao que ocorre no Haiti, onde em apenas três semanas cerca de 11.000 casos de cólera foram registrados, com mais de 720 mortes.

Há fluxo de haitianos para a América do Sul e para o nosso Estado, em busca de reconstruir suas vidas. Já fiz este alerta às autoridades sanitárias através da tribuna da CMM e repito aqui. Trata-se de uma doença altamente contagiosa e de rápida propagação, portanto, toda atenção é necessária.

 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 16, 2011 em Política, Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: