RSS

Escravidão – Vergonha Humana

16 maio

Este é o sentimento. Vergonha imposta pelo que passou o povo africano e os demais povos que foram escravizados ao longo da história humana. No Brasil colônia a prática cruel não foi diferente e todos nós conhecemos a história.

No entanto, no Amazonas temos motivo para nos orgulhar pelo pioneirismo de nossos antepassados – todos ligados à Maçonaria – que arquitetaram anos antes da Lei Áurea a abolição da escravatura.

Os maçons da província fundaram em março de 1880 a chamada “Sociedade Emancipadora Amazonense”, através dos ilustres Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, Miguel Gomes de Figueiredo, José Coelho de Miranda Leão, José de Lima Penantes e Augusto Elíseo de Castro Fonseca.

Por influência desses senhores no seio da Assembléia Provincial, desde o ano de 1880 até 1884, em todos os orçamentos ficavam destinados recursos específicos, destinados à libertação dos escravos, cujas cartas de alforria eram entregues sempre em grandes festas solenes. Por disposições legais dificultavam-se entradas de escravos no território amazonense. Para isso, taxas pesadas foram pela Assembléia Provincial, decretadas.

A luta desses amazonenses foi coroada quando no dia 10 de julho de 1884, o maçom que governava a Província do Amazonas, doutor Theodureto Carlos de Faria Souto extinguiu em praça pública a escravidão. Contam que foi ao meio-dia para que não houvesse sombras, num ato de simbolismo à igualdade dos homens.

Orgulho-me especialmente por descender de um desses cinco abolicionistas – José Coelho de Miranda Leão, deputado provincial à época e que lutou bravamente por esse ideal.

Hoje, meus filhos estranham quando falamos sobre temas como o racismo. Não existe mais na consciência dessas gerações o fantasma da diferença entre as pessoas, motivada por sua cor da pele ou traços genéticos.  Somos todos iguais e navegamos no mesmo planeta, com um único destino.

 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 16, 2011 em Política, Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: